quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ainda o Acordo Ortográfico.

eu assino por baixo... acho que não deveriamos deixar isto acontecer...

Um exemplo da pusilanimidade dos sábios portugueses. Não custa acreditar que na origem tenha estado a mão e o crânio vazio de um tal Valter Lemos, ex-secretário de Estado do Ministério da Educação Nacional, o tal que muito se bateu pela TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário)…

Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguadas com erros destes: "ação", "ator", "fato" ("facto"), "tato" ("tacto"), "fatura", " reação", etc, etc...

Com o novo acordo ortográfico, voltam a vencer-nos, pois nós é que temos que nos adaptar a eles e não ao contrário. Ridículo...

Mas, afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua? Do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.

Então, vejam alguns exemplos:



Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.
Se a origem está na Velha Europa, porque é temos que imitar os do outro lado do Atlântico.
Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Lingua de Camões.

Sem comentários: